Com a grande variedade de receitas que a culinária francesa traz para seu país e para o mundo, fica difícil de escolher qual receita representa por completo essa cultura do outro lado do oceano. Porém, podemos tomar como referência o doce Paris Brest.
Paris Brest
Este clássico doce francês foi batizado com um nome curioso. No ano de 1891, estava acontecendo a primeira corrida de bicicletas, com um percurso de 1200 km e que ia de Paris (capital da França) até a Brest (cidade francesa). Esse percurso era conhecido com PBP, pois saía de Paris, ia até Brest e retornava à Paris novamente.
Esta corrida que existe até hoje e que ocorre a cada 4 anos, foi o evento que deu o nome a esse famoso doce da culinária francesa. O doce Paris Brest foi criado oficialmente no ano de 1910, que além de ter sido nomeado pelos chefs confeiteiros Maisons-Laffitte e Louis Durand, eles também foram os criadores deste clássico doce.
A primeiro momento, este doce foi um pedido feito pelo jornalista Pierre Giffard, ao chef confeiteiro Maisons-Laffitte, que criou o Gateau Paris Brest.
Com o formato inspirado nas rodas da bicicleta – redondo e com um furo no centro – o Paris Brest é uma massa doce, muito conhecida como as famosas Carolinas, recheada com um creme de amêndoas e que é decorado com lascas de amêndoas.
Paris Brest antes e depois
O clássico doce francês Paris Brest com sua cor dourada e seus flocos para decorar, a primeira receita de Paris Brest leva em sua massa: manteiga, água, leite, açúcar, sal, farinha de trigo e ovos.
Já para fazer o creme que recheia essa massa em forma de rodas você precisa de: leite, manteiga, açúcar, essência de baunilha, farinha de trigo, amido de milho, água e creme de leite.
Para preparar a clássica massa do Paris Brest basta preparar uma assadeira com uma folha de papel manteiga. Em uma panela junte a água, o leite, a manteiga, o sal e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Em seguida tire a panela do fogo e acrescente a farinha de trigo, e mexa até que fique homogênea.
Após misturar, coloque a massa em uma batedeira e bata até que esfrie. Em seguida – com a batedeira ainda ligada – acrescente os ovos aos poucos. Agora que a massa está pronta, coloque-a dentro de um saco de confeiteiro e faça círculos na assadeira e leve ao forno por 15 minutos.
Pronto! Agora que a massa está pronta, chegou a hora do creme. Para fazer o recheio, coloque em uma panela o leite e a baunilha e leve ao fogo até ferver. Em uma tigela misture as gemas dos ovos e o açúcar, e bata. Em seguida acrescente bolachas e bata mais, e depois coloque mais leite quente e ovos, e misture –faça essa ação várias vezes até misturar tudo.
Coloque tudo no fogo e mexa até engrossar. Depois de acrescentar mais manteiga e bater tudo novamente, o creme está pronto.
Mas, se você gosta de inovar e fazer coisas diferentes, basta pensar em um ingrediente que gostaria de ver no seu Paris Brest e crie. Desde doce de leite, frutas vermelhas, basta escolher o seu preferido e colocar a mão na massa.
Se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.