Quando planejamos fazer uma festa, uma das primeiras coisas que pensamos é no que servir aos convidados. Muitas vezes, a comida salgada é a parte mais fácil de pensar sobre o cardápio. Mas e quanto aos doces? Qual a quantidade certa de doces para a sua festa?
Se você está enfrentando dificuldades para saber não só o que servir de doces, mas quantos deles precisa, para que ninguém passe vontade na sua festa, não se preocupe, hoje vamos te ajudar com esse detalhe. Quer saber como? Então vem com a gente!
Qual a quantidade certa de doces para sua festa?
Bom, a primeira coisa que você deve ter em mente é que, na maioria das festas, os convidados nunca comem apenas um docinho. Pode ser até que exista alguém assim, mas essa pessoa é a exceção, e não a regra.
Vale lembrar que os docinhos são a parte favorita de muitos, principalmente das crianças, e, por isso, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.
Número de convidados
O primeiro passo a ser dado para calcular a quantidade certa de doces para sua festa é fazer uma lista de convidados. Isso mesmo, é a lista que de dará uma noção prévia de quantas pessoas vão aparecer, para que você pense em quantas haverão para comer.
Pedir que confirmem presença é uma boa estratégia, mas também nem sempre funciona, por isso, se você vai dar uma festa de mais ou menos oitenta pessoas, isso quer dizer que você precisa calcular que cada um vai comer cerca de seis docinhos.
Isso te dá um número de quatrocentos e oitenta doces. Mas, se você não se sente seguro com essa contagem, então pode servir um número maior.
Reunião para poucos
Agora, se estamos falando de uma reunião para poucas pessoas, não é preciso um número tão grande de doces. Mas, ainda assim, é bom que você mantenha a contagem de seis docinhos para cada um, para que ninguém passe vontade no final.
Se a sua festa tem cerca de quinze convidados, então você pode encomendar cerca de noventa a cem docinhos de sua preferência. O mesmo vale se a festa for só para crianças.
Essa é a maneira mais comum de calcular a quantidade de doces por pessoa para uma festa comum, mas, se você achar que deve fazer menos doces, porque conhece as pessoas que irão comparecer, e sabe que elas não são tão fãs assim, então fique à vontade.
O mesmo vale para quem acha que os convidados vão comer mais! Não importa, o que vale é todo mundo se sentir bem servido, porque a pior coisa para um anfitrião é perceber que não há comida o suficiente para todos.
E quanto aos tipos de docinho, também fica a seu critério. Se você precisar de ajuda, pode contratar os serviços de uma doceira para te ajudar, inclusive, a tomar a decisão sobre quais docinhos servir.
Bom, essas foram nossas dicas para que você saiba qual a quantidade certa de doces para sua festa. Aproveite!
Agora, para saber quais doces servir em sua festa, veja minhas sugestões para casamentos, chá de bebê, aniversários e batizados. E pode me consultar sempre que precisar!