Chegou a hora de você escolher quais doces serão vendidos e definir seu cardápio de doces.
Chegou a hora de responder a pergunta: “Quais doces você vende?”, “Você trabalha com que doces?”.
Definir a lista de doces que você vai oferecer a seus clientes é muito importante para se posicionar no mercado e para vender mais.
Primeiro vamos elaborar uma lista de todos os doces que você sabe fazer, levando em conta aqueles de sua preferência e que são mais elogiados.
Depois precisamos fazer um benchmarking de como o mercado na sua região trabalha. Saber quais os doces mais vendidos, a média de preços, como é a entrega, etc. Assim teremos parâmetros para escolher quais os melhores doces para o seu negócio.
Com os doces escolhidos podemos montar o cardápio, bem como confeccionar as fichas técnicas.
Bora colocar a mão na massa?
Escolhendo os doces
Vamos começar elegendo os doces que poderão fazer parte do nosso cardápio.
Começamos com uma lista dos doces que você sabe fazer. Liste todos.
Desta lista, marque aqueles que você tem facilidade de preparar.
Marque também aqueles doces que você gosta de fazer, assim o trabalho será mais prazeroso (afinal, não é isso que estamos buscando?). Fazer com paixão e prazer deixa os doces muito mais gostosos!
Não deixe de levar em consideração os elogios que você recebe de amigos e familiares quando você faz determinado doce.
Separe os doces que foram mais marcados. Minha sugestão é que esta lista (com os doces mais marcados) tenha aproximadamente 10 itens. Assim teremos um pouco de folga na hora de definirmos os doces do cardápio.
Benchmarking? O que é isso?
Benchmarking é o “processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.”. Ou seja, a velha conhecida pesquisa de mercado.
Esta pesquisa é importante para sabermos como nos posicionarmos no mercado. Com ela saberemos qual o preço praticado na região, qual a qualidade e qual o nível de serviço dos nossos concorrentes.
Neste momento nosso foco é a definição e montagem do cardápio, mas em breve utilizaremos as informações colhidas nesta pesquisa para definirmos outros aspectos do nosso negócio. Então faça esta atividade com cuidado, anote tudo que puder e achar importante e guarde tudo organizadamente.
Pesquise o mercado, procurando fornecedores da sua região que oferecem os mesmos produtos e peça orçamento. Tire dúvidas com relação a entrega e formas de pagamento (vamos utilizar estas informações em outro momento). Faça degustação quando possível.
Compare o tamanho dos doces, a apresentação, as embalagens utilizadas, o atendimento prestado, etc.
Definir seu cardápio
Com estas informações você terá condições de escolher quais doces incluir no seu cardápio, dependendo do posicionamento desejado.
Qual o posicionamento que você quer ter no mercado?
- Oferecer os mesmos tipos de doces com um diferencial.
Itens como preço, tamanho, ingredientes utilizados, embalagem e atendimento são alguns pontos que podem ser utilizados como diferencial. E esse diferencial tem que ser relevante o suficiente para que o cliente de um concorrente escolha seu produto na hora de fazer o próximo pedido.
- Oferecer doces diferentes.
Aqui você analisa quais doces são mais vendidos e monta seu cardápio com doces diferentes, oferecendo outras opções aos clientes.
A vantagem é que você se diferencia da concorrência, com doces que ninguém oferece. Mas pode ser que ninguém ofereça estes doces por não haver demanda para eles.
- As duas alternativas acima.
Eu particularmente acho este o melhor caminho.
Você vende alguns doces que o mercado já oferece (com seu diferencial) e outros que ainda não estão no mercado.
Assim você não se arrisca tentando oferecer doces que não tem demanda e ao mesmo tempo coloca algumas novidades no mercado da sua região.
Montando o cardápio
O trabalho mais difícil já foi feito, agora é só passar tudo isso para o papel!
Vamos começar o cardápio com algumas informações básicas, como os dados de sua empresa. Nome, endereço do site, endereço da loja (se houver), telefone.
As próximas informações são os doces em si. Os dados mínimos são: o nome do doce, quantidade (como é vendido – por exemplo: unidade, quilo) e preço.
É muito importante incluir a data de início da vigência dos preços.
Inclua observações quando necessário.
Confeccione as fichas técnicas das receitas, como explicado no artigo. Lá comentamos da importância da ficha técnica para a padronização e consistência de seus doces.
Vou deixar um modelo de cardápio que você pode utilizar. Fique a vontade para fazer as modificações que achar necessário.
Depois de terminar o cardápio de doces, você pode gerar uma versão em pdf para evitar alterações. Esta versão você pode distribuir e enviar a seus clientes.
E os preços?
Como esse é um item muito importante, vou dedicar um artigo futuro somente para discutir este assunto, ok?
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Até a próxima!