Crepe Suzette – Principais doces da França

Um crepe é realmente um alimento maravilhoso para se saborear a qualquer hora do dia. Principalmente quando se fala de Crepe Suzette, um dos doces mais tradicionais da França. Mas de onde será que surgiu a ideia para a criação dessa delícia, que é um verdadeiro sucesso no mundo inteiro?

A história do Crep Suzette

A história do Crepe Suzette é realmente muito inusitada todos conhecem essa panqueca, mas poucos sabem que ela foi criada em Mônaco, no Café de Paris, completamente por acidente, no final do século XIX.

O príncipe de Gales, que iria se tornar rei Edward VII do Reino Unido, gostava muito de ir visitar Mônaco. Durante um almoço que aconteceu no Café de Paris, o chef Carpentier preparava panquecas com licor, quando os ingredientes da panela começaram a pegar fogo e flambaram.

O que podia se tornar um verdadeiro desastre acabou virando uma ideia genial, isso porque o príncipe ficou encantado com o espetáculo e perguntou ao chef o nome daquela receita. Pego completamente desprevenido com a atitude o chef disse que a receita tinha sido inventada para aquele momento e pensou que o nome poderia ser princely crepes.

O príncipe então teve uma nova ideia sugeriu o nome Suzette, que era o da moça que ele tinha levado para almoçar na ocasião. Foi então que nasceu o famoso Crepe Suzette, de um momento completamente inusitado.

O Crepe Suzette no Brasil

No Brasil, a receita ficou muito marcante e é um dos pratos mais sofisticados de sobremesa, servido sempre em restaurantes bem famosos ao redor de todo o país. É uma ótima forma de impressionar em momentos como festas ou até mesmo em um jantar especial, já que sua finalização encanta.

A história dos franceses está ligada à dos brasileiros desde o século XVI, isso porque, além das tentativas de colonização da França no Brasil, que aconteceram no Rio de Janeiro e na Bahia, o país recebeu diversos imigrantes dessa nacionalidade, principalmente os que vieram trabalharam na lavoura, no século XIX.

Tudo isso fez com que eles trouxessem muitas marcas culturais da França para o Brasil, tanto no lado artístico, com o aprimoramento da arte dentro do país, como também quando se diz a culinária, já que diversas receitas foram incorporadas aqui e hoje já são vistas com certa tradição.

O crepe está nessa lista, já que chegou realmente ao país com toda a influência da França, mais nessa lista não é apenas ele que ganha um grande destaque, alimentos como: croissant, Petit Gâteu, macaron, mil-folhas, baguete, chantilly e muitos outros também são alguns que chegaram para ficar dentro do país verde e amarelo.

Tudo isso faz com que não apenas nossa alimentação fique muito mais rica com a presença de todas essas delicias, como também aumente o nosso nível cultural, já que o brasileiro tem como costume sempre colocar na mesa pratos típicos de diversos lugares do mundo. Isso é realmente uma grande diferença dentro de todo país.
Se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.

5/5 - (1 vote)

Deixe seu comentário!