Meus Doces São Doces Contemporâneos, E Os Seus?

Meus doces são doces contemporâneos, e os seus?

Cada vez mais me surpreendo com a quantidade de gente fazendo “doces gourmets” dai, resolvi fazer uma pergunta para você que faz doces.

 

Por que seu doce precisa ser chamado de “gourmet” para ser vendido?

 

Você sabe o que é gourmet?

 

E seus clientes, sabem porque seus doces levam o nome gourmet?

 

Por que tudo agora precisa ser enfeitado com essa palavrinha “GOURMET”?

 

Pois bem, vou contar uma coisa para vocês. Eu faço doces há dez anos e, desde então, já aconteceram muitas mudanças… fiz cursos, aprimorei meus conhecimentos, mudei receitas, criei algumas, adaptei outras, introduzi técnicas e cheguei à conclusão de que um bom doce, bolo ou qualquer outra coisa que você faça, só precisa de técnica, bons ingredientes e uma dose exagerada de amor sem precisar enfeitar com a palavra “GOURMET”.

 

Agora, vou te falar o que é gourmet. Primeiramente “gourmet” é uma palavrinha da moda que caiu no gosto dos brasileiros que acha chic falar: “eu só faço brigadeiro gourmet” ou “meu cardápio é todo gourmet”.

 

Muitas vezes nem sabem o que significa, rs.

 

O que é gourmet?

 

Vamos lá, sem ironia…

 

“Gourmet é o nome que se dá um estilo de culinária mais elaborada, requintada e que atende às exigências do consumidor com gosto mais apurado em relação à qualidade e apresentação do doce, prato, bebida etc.”

 

A expressão gourmet está associado a uma ideia de “alta cozinha” (Haute Coisine, em francês) englobando cultura e arte culinária, feita de forma criteriosa com produtos de qualidade e artisticamente apresentada.

 

Gourmet é um termo de origem francesa e seu significado designava um conhecido e entendedor de boas bebidas e iguarias, além de conhecedor de bons vinhos.

 

Gourmet também pode ser associado a uma pessoa que possui paladar apurado, e que tem conhecimento ou entendimento avançado de culinária e gastronomia. O termo é muitas vezes associado a produtos e serviços mais caros e requintados.

 

Então…

 

Por isso minha amiga, cuidado na hora de apelidar seus doces de gourmet, valorize seu trabalho com aquilo que você pode oferecer a seus clientes, procure conhecer sua clientela antes de sair por aí oferecendo um produto mais caro simplesmente porque você quer acompanhar a moda. Se você não conhece ou não pode comprar os ingredientes que fazem essa linha “gourmet”, faça simplesmente doces, faça simplesmente brigadeiros, não engane seus clientes para justificar preços, por favor.

 

Os meus são doces contemporâneos!

 

Meus doces são todos feitos com ingredientes de primeira linha (leite condensado e creme de leite Nestlé, manteiga Président, chocolate Callebaut, açúcar União, etc) e nem por isso saio por aí apelidando-os de gourmet.

 

  1. Meus doces são contemporâneos sim, pois, acompanho as tendências do mundo dentro da confeitaria. E, seu doce não é melhor do que o meu só porque leva o nome gourmet.
  2. Meus doces são contemporâneos e atende a linha moderna e delicada que a confeitaria pede.

 

Os meus doces são gostosos, de qualidade, e melhor, são contemporâneos.

 

Vamos continuar fazendo doces com amor de forma criativa?

 

Grande beijo e até a próxima!

 

Quer receber um aviso sempre que novas turmas do curso de brigadeiro forem abertas? Entre para a lista VIP da Mamãe Confeiteira!

5/5 - (1 vote)

Deixe seu comentário!