História Do Brigadeiro

História do brigadeiro

Neste artigo conheceremos a história do brigadeiro, o docinho mais roubado antes de cantar os parabéns nas festas de aniversário por todo pais.

 

Você sabia que ele foi inventado aqui mesmo no Brasil, e por um motivo bem curioso?

 

Até hoje um dos doces mais queridos pelos brasileiros, ele que anda sempre de mãos dadas com o beijinho, tem uma origem política.

 

Criação

 

Durante os anos que se passaram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), era muito difícil conseguir ingredientes como o leite fresco e o açúcar para realizar as receitas doces. Foi aí que descobriram que leite condensado junto com o chocolate poderia resultar numa mistura deliciosa.

 

Depois de criado, o doce só precisava de um nome, no qual a inspiração veio através de um momento histórico das eleições para presidente do Brasil.

 

História do brigadeiro

 

O nome “Brigadeiro” é dado para uma patente das forças armadas. No ano de 1945, em pleno fim do governo Vargas, o brigadeiro Eduardo Gomes da União Democrática Nacional disputava a presidência do país com o então marechal Eurico Gaspar Dutra do Partido Social Democrata.

 

O Brigadeiro Eduardo Gomes
O Brigadeiro Eduardo Gomes

Solteiro e dotado de uma boa aparência, Eduardo fazia um enorme sucesso entre as mulheres. E para completar, ele ainda utilizava como slogan de sua campanha uma frase que ficou famosa: “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro.”.

 

Isso fez com que as moças favoráveis à sua candidatura buscassem um jeito inédito de apoiar seu escolhido. Foi então dai que o doce foi criado e levou o nome da patente do então candidato: brigadeiro.

 

Quem diria que uma ação conjunta das mulheres para arrecadar fundos e aumentar a visibilidade de um político poderia ser responsável por tal criação?

 

Mesmo com ajuda de suas fiéis eleitoras, Eduardo não venceu a eleição, perdendo para Dutra, mas ajudou indiretamente a criar um dos doces mais famosos de todo o mundo.

 

Hoje

 

Quando falamos de brigadeiro nos dias atuas, automaticamente já vêm na cabeça as modificações que a receita sofreu com o tempo. A clássica formula com chocolate granulado sofreu inovações feitas a partir da criatividade das pessoas.

 

Foi seguindo essa ideia que surgiu o Brigadeiro Gourmet, uma evolução do típico docinho das festas que ganha aprovação dos mais variados públicos a cada dia.

 

Mas afinal qual é a diferença entre o brigadeiro convencional e o gourmet? É simples, a tradicional receita sofreu alterações em três pontos: ingredientes, formatos e ornamentos.

 

Em relação aos ingredientes, não existe uma regra específica. Algumas receitas utilizam chocolates sofisticados, outras já agregam alimentos alternativos e saudáveis. Quando falamos em brigadeiros gourmet o que manda é a criatividade, que obviamente é atrelada ao prazer do paladar.

 

Fora isso, a preocupação de como o doce é servido é muito importante para a linha gourmet, que variam desde a usual forminha, até utensílios domésticos mais estilizados como colheres e potes. A embalagem também é algo de extrema importância, completando o charme dessa sobremesa.

 

Negócio

 

Hoje as produções desse estilo de brigadeiro já são um negócio bem rentável para muitos empreendedores, até para pessoas que querem driblar a crise econômica. Pois são simples de fazer, possuem um baixo investimento e rendem um bom lucro para o empreendedor.

 

É um mercado que está em pleno crescimento, pois muitas pessoas têm se dedicado profissionalmente à fabricação deste tipo de brigadeiro.

 

Bom…quem é que não gosta de brigadeiro? Mas mesmo com todas essas modificações ainda tem gente que prefere o bom e velho brigadeiro de panela.

 

Quer receber um aviso sempre que novas turmas do curso de brigadeiro forem abertas? Entre para minha lista VIP!

Rate this post

Deixe seu comentário!