Jeanne Novais

A história do Chantilly

Você conhece a história do chantilly?

 

De um época de registros precários surgiu esta importante receita da confeitaria…a história do chantilly possui muitas versões e você irá conhecer uma delas neste artigo.

 

Existe uma contradição acerca da invenção do creme Chantilly, a mais conhecida é de que  foi inventado por Fritz Carl Vatel, famoso cozinheiro francês, que, ao perceber que o leite da região de Chantilly era mais gorduroso, passou a batê-lo e adicionar açúcar criando assim o creme vaporoso e consistente que conhecemos.

 

Na época, o Chantilly agradou tanto a corte francesa que os senhores palaciais batizaram seu castelo em homenagem ao creme (Château de Chantilly).

 

Fritz Carl Vatel era conhecido não apenas por suas habilidades culinárias, mas também por seu comportamento rigoroso e sua personalidade cativante. Vatel nasceu em 1631, em Paris, mas viveu a maior parte de sua vida em Chantilly, onde também morreu.

 

Sua morte tem uma história intrigante, a versão oficial é a de que, ao perceber que os peixes que havia encomendado para o almoço da Sexta-Feira Santa no castelo de Chantilly não iriam chegar, decidiu suicidar-se para não vivenciar tamanha desfeita.

 

Existe, porém, outra versão, onde atribuem o suicídio de Vatel, cometido quando ele tinha apenas 40 anos, aos maus tratos que sofrera da realeza. Segundo consta, o rei quis levá-lo para o palácio de Versailles, contratando-o como um escravo.

 

A história de Vatel é tão curiosa que inspirou algumas obras, entre elas o filme francês “Vatel – Um banquete para o rei”, onde Vatel é interpretado por Gérard Depardieu e a produção ainda conta com a participação de Uma Thurman e Tim Roth.

 

Diferença entre o creme de leite vegetal e o pasteurizado

 

O creme de leite vegetal é o “normal” que encontramos nos mercados, em caixinhas ou em latas. Esse tipo de creme de leite é tratado e homogeneizado para aumentar seu tempo de validade, costumam ter entre 20% e 25% de gordura. Já o creme de leite pasteurizado (ou “fresco”) tem de 30% a 40% de gordura, ou seja, é o ideal para bater em ponto de chantilly.

 

Existe também o creme vegetal, conhecido como preparado para creme tipo Chantilly. Esse creme é uma mistura de muitos ingredientes e tem a base de óleo vegetal, diferentemente do Chantilly comum, que é a base de gordura animal.

 

As vantagens do creme vegetal é que a durabilidade é maior e o preço menor, o que é um fator muito importante e está fazendo com que ele se popularize. Porém, o sabor não é o mesmo, é apenas um semelhante.

 

Sobremesas com Chantilly

 

Um das sobremesas mais populares que levam Chantilly é o merengue, que são camadas de Chantilly, intercaladas com camadas de morango e suspiro.

 

Essa combinação de Chantilly com morango foi criada por Luis de Cussy, quando seu patrão, Napoleão Bonaparte, ordenou que ele fizesse uma sobremesa em homenagem ao sangue dos homens que lutaram na guerra contra a Espanha e à paz que os mesmos esperavam alcançar.

 

O creme Chantilly também é muito usado para rechear, cobrir e decorar bolos, tortas e outros doces. É um dos ingredientes mais usados em confeitarias e também cafeterias, em cima do café, cappuccino e chocolate quente.

 

Gostou da história? Você já a conhecia?

 

Para ser avisada quando novos artigos forem publicados, se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira.

Rate this post
Sair da versão mobile