Jeanne Novais

Creme Brulee – Principais Doces Da França

Creme brulee - Principais Doces da França

Segundo alguns estudos, a primeira referência feita deste doce foi no ano de 1691, pelo chef francês François Massialot em seu primeiro livro “Le Cuisinierroial et bourgeois”. Apesar desta afirmação de que o chef francês deu origem ao creme brulee existem alguns países que estavam de olho na origem deste delicado doce.

 

Não só os franceses, mas também, os espanhóis e ingleses criaram uma espécie de disputa para oficializar quem foi o criador do creme brulee.

 

No caso dos espanhóis, por exemplo, eles dizem que o creme brulee é um plágio da crema catalana (criada no século XVII). Doce originado da Espanha, a crema catalana possui uma preparação muito semelhante com o creme brulee.

 

Essa semelhança vista pelos espanhóis ocorre porque o creme brulee leva raspas de baunilha e a crema de catalana leva a canela em pau.

 

Além disso, são utilizados em ambas as receitas o creme de leite, o açúcar refinado, o leite, as gemas de ovos e a manteiga. Semelhanças que até o momento se mostram apenas semelhanças, e não exatamente a prova de que o creme brulee é de origem espanhola.

 

O creme brulee ficou popular ao redor do mundo após o lançamento do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, de 2002. No filme, a protagonista percebe que os pequenos gestos importam e, com isso, um dos itens de sua lista é o ato de quebrar a cobertura do creme brulee.

 

Após esse filme, esse delicado doce ganhou o mundo, e hoje é também conhecido no Brasil como creme queimado.

 

Creme brulee antes e depois

 

Não podemos negar que com o passar dos anos, a maioria das receitas, sejam elas salgadas ou doces, acabam passando por algumas mudanças feitas por quem as cria. E é claro que o creme brulee não ficaria de fora desta transformação que o universo culinário vive a cada nova receita.

 

A tradicional receita de creme brulee leva o creme de leite, ovos, açúcar e a baunilha, onde após pronto, é necessário fazer – para ficar o clássico creme brulee –uma crosta de açúcar com um maçarico. Já as receitas mais novas não são muito diferentes da clássica receita.

 

A única diferença é a de que a pessoa pode acrescentar ingredientes que vão de acordo com o seu próprio gosto, como: chocolate, coco, licores, frutas para compor a receita já existem para criar um novo sabor de creme brulee.

 

Como preparar um creme brulee?

 

Podemos perceber que, com poucos ingredientes é possível fazer um delicioso e clássico creme brulee.

 

Para preparar, basta colocar em uma panela o creme de leite e a baunilha em fogo médio até que comece a levantar fervura. Quando ele estiver fervendo, desligue o fogo e tampe a panela.

 

Deixe a panela de lado, e bata os ovos com o açúcar até que fique como se fosse um creme claro. Em seguida, coloque uma concha do creme de baunilha – que estava na panela – junto com o creme claro e bata rapidamente.

 

Depois, acrescente mais leite para que incorpore e coloque no recipiente que preferir. Já para a cobertura, basta colocar em cima do creme de cada recipiente o açúcar.

 

Caso não tenha um maçarico, a dica é esquentar uma colher e passar por cima do açúcar, para que forme a famosa crosta do creme brulee.

 

Para fazer o creme brulee de outros sabores é simples: basta trocar a baunilha pelo ingrediente que desejar.

 

Se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.

5/5 - (1 vote)
Sair da versão mobile