Você conhece o doce eclair? E a famosa bomba de chocolate? Os dois na verdade são a mesma coisa, só mudam de nome da França para o Brasil. A delícia é um grande sucesso ao redor do mundo, por combinar de diversas formas, com muitos sabores, o que é um grande diferencial de outros doces. Mas de onde será que surgiu essa receita?
A história do eclair
O eclair tem origem na França, durante o século XIX, alguns historiadores dizem que os primeiros foram feitos pelo famoso chefe francês Antonin Carême, o nome vem da palavra francesa relâmpago, assim como no Brasil é conhecido como bomba, tudo para simbolizar o como ele estoura na boca, com seu recheio cremoso.
Ele é bem caracterizado por seu formado longo, com uma massa de farinha de trigo, com um recheio todo cremoso, que pode ser tanto de chocolate quanto de nata, com uma cobertura de chocolate que fica endurecida.
Algumas variações também existem, com o chocolate sendo substituído por caramelo, doce de leite ou até chocolate branco, o que faz com que combine um grande sabor, dentro da receita que já é bem característica.
O nome do doce também vai mudando de acordo com o lugar que se encontra. Por exemplo, em Portugal, o costume é ser chamado de creme pasteleiro, lá os recheios acabam recebendo doces como caramelo, maracujá, limão, frutas silvestres, entre outros.
O eclair no Brasil
No Brasil o doce também ficou bem conhecido e hoje pode ser encontrado em diversas padarias, ao redor de diversas cidades, sendo aquele queridinho por todos para tomar aquele café em casa, convidando os amigos e familiares.
Ou até mesmo quando dá uma vontade de comer doce, comprar uma bomba de chocolate pode ser uma ideia ótima, já que ela é bem docinha e tem um sabor diferente de qualquer outro doce, com uma massa que derrete na boca.
Seu nome também teve grande influência do francês, já que os dois tem o mesmo significado, mostrando com é todo o sabor dessa delícia quando é colocada na boca. Ela é mais um dos alimentos que veio do país e fez um grande sucesso nas terrinhas verde e amarela.
O preparo da massa para o eclair também tem uma grande facilidade, levando apenas água, manteiga, açúcar, sal, farinha de trigo e ovos. Ingredientes esse que não temos nenhuma dificuldade de encontrar.
Isso faz com que o doce seja ainda mais querido nas mesas, já que é prático e uma boa opção para se fazer em casa ou se comprar em qualquer padaria da proximidade. Por todos esses motivos acaba sendo uma combinação realmente perfeita em diversos lugares.
Ainda mais que sua massa combina não apenas com chocolate como com qualquer tipo de recheio, ou seja, você pode escolher o que é melhor para você, soltando a criatividade e pensando no que mais acha gostoso, tudo feito para trazer a melhor forma possível para deixar tudo do jeito que preferir.
Se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.