Olá! Desta vez resolvi escrever sobre algumas dicas de culinária para confeiteiras, aqueles “segredinhos” que sempre fazem a diferença…
Cheesecake Sem Rachaduras
Cheesecakes muitas vezes racham no topo, porque eles perdem a umidade enquanto cozinham. Não faz muita diferença se você for adicionar uma cobertura, mas se você for servir ele sem nada em cima, é bom que pareça perfeito. Evite as rachaduras, colocando um pequeno prato de água ao lado enquanto ele está cozinhando ou cobri-lo com plástico filme. Isso irá mantê-lo úmido e sem rachaduras!
Certifique-Se De Que Seu Fermento Biológico Está Fresco
O fermento é um organismo vivo. E para que funcione, ele precisa estar vivo quando você for usar. Para testar se o fermento está ativo, combine-a com a quantidade de água morna solicitada na receita. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de açúcar (1/8 de uma colher de chá é suficiente). O açúcar atua como alimento para o fermento e, se estiver vivo, começará a borbulhar em aproximadamente 10 minutos. Se não houver borbulhamento, então você sabe que o fermento não está bom.
Teste Se O Seu Fermento Está Fresco
O fermento em pó é um fermento que contém uma combinação de bicarbonato de sódio, um ácido (como creme de tártaro) e um absorvedor de umidade (como o amido de milho). O fermento em pó libera bolhas de gás de dióxido de carbono quando misturado com líquido, e é isso que faz com que pães e bolos subam. No entanto, o fermento em pó perde a sua potência ao longo do tempo, por isso, se você tiver ele guardado por muito tempo, certifique-se de testar se o fermento em pó ainda está bom. Despeje 1/4 de xícara de água da torneira quente sobre 1/2 colher de chá de fermento em pó e observe: quanto mais fresco o pó, mais ativamente ele irá borbulhar. Se ocorrer uma reação fraca, ou nenhuma, seus assados não vão crescer!
Ingredientes Frios: A Chave Para Uma Boa Massa
Fazendo sua própria massa às vezes pode ser um desafio. Mas uma vez que você domina, vai gostar de tê-lo como parte de seu repertório de culinária. Para obter uma massa realmente fabulosa, a chave é garantir que TODOS os ingredientes estejam frios antes de misturá-los – incluindo a farinha! Então, uma vez que você fez a massa, leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para facilitar quando for abri-la com o rolo.
Adicione Um Toque Extra Às Suas Tortas
A maioria das receitas de tortas exige a mesma massa. Chato! Em vez disso, crie sua própria variação adicionando especiarias à sua massa, como canela, noz-moscada ou até mesmo gengibre. Outra ótima ideia é adicionar nozes moídas ou até mesmo migalhas de biscoito antes de adicionar o recheio. Certifique-se de pressioná-los um pouco para que eles fiquem como parte da crosta.
Faça Uma Crosta De Torta Mais Crocante
Adicione uma colher de chá de vinagre bem fria no lugar de uma colher de chá de água gelada para fazer crostas de torta mais crocantes. Tenha certeza de que esteja bem fria. Isso ajuda a gelar a gordura e evita que ela libere o conteúdo de água e umedece a farinha. Quando isso acontece, o glúten se desenvolve e o resultado é uma massa dura, em vez de leve e crocante. Deixa também a massa descansar na geladeira durante a noite antes de usá-la para ficar fria e boa novamente.
Torre Nozes Para Intensificar Seu Sabor
Tostar as nozes antes de usá-las nas receitas intensifica seu sabor. Para torrar nozes, coloque-as em uma frigideira seca em fogo médio. Agite a panela com frequência, e asse por quatro ou cinco minutos até soltar o seu cheiro. Esfrie antes de usar. Como as nozes têm um alto teor de gordura, elas ficam rançosas rapidamente. A melhor maneira de armazenar nozes descascadas é em um recipiente hermético na geladeira, onde elas permanecerão por cerca de quatro meses.
Use Frutas Congeladas Em Assados
As frutas congeladas podem ter o mesmo sabor que as frescas quando utilizadas em assados. Procure por frutas inteiras sem calda. Você nem precisa se preocupar em descongelá-los antes de adicioná-los na batedeira. No entanto, adicione alguns minutos no seu tempo de cozimento, porque eles vão fazer esfriar a massa.
Derreter O Chocolate Sem Queimar
Derreta o chocolate sem risco de queimar! Basta quebrar o chocolate em pedaços pequenos, coloque em um saco selado e solte em uma tigela de água quente. Dê um aperto na bolsa a cada cinco minutos até que o chocolate atinja a consistência certa.
Faça Seu Próprio Extrato De Baunilha
Você sente falta de extrato de baunilha real? Mergulhe dois grãos de baunilha em um litro de vodka por cerca de três meses, sacudindo bem todas as manhãs. No final deste período, você terá um delicioso aroma natural de baunilha para usar em suas receitas.
Derreta Chocolate Perfeitamente Sempre
A maneira mais fácil de derreter o chocolate é no microondas. Mas não se esqueça de mexer muitas vezes porque pode queimar. O chocolate fica irregular quando você tenta derreter? Nunca adicione leite ou água, porque isso vai piorar o problema! Basta adicionar uma colher de sopa de óleo ou gordura sólida e misturar bem.
Mantenha A Gelatina Firme
A gelatina faz sucesso entre as crianças, mas tende a “derreter” depois de ficar de fora por um tempo. Uma colher de chá de vinagre manterá a gelatina mais firme, mesmo nos dias mais quentes de verão. Basta adicioná-lo no lugar de uma colher de chá de água fria.
Estenda A Massa Sem Bagunça
Os profissionais usam uma placa de mármore para enrolar a massa, facilitando a limpeza. Se você não tiver isso, use uma folha grande de papel encerado que esteja “ancorada” na bancada. Para fazer isso, basta umedecer o verso do papel com água antes de colocá-lo. Isso irá mantê-lo no lugar enquanto você trabalha. Quando você terminar, basta jogar fora e não precisa limpar!
Obter Claras Em Neve Mais Fofos
Claras em neve são uma ótima maneira de adicionar leveza ao seu cozimento. Quanto mais macios forem, mais ar eles contêm, o que contribui para um melhor resultado final. Para claras em neve mais fofos, nunca bata no batedor na tigela que contém as claras. A vibração fará com que eles percam sua consistência fofa.
Evite O Afundamento Em Seus Assados
Você pode impedir que ingredientes como lascas de chocolate, nozes e frutas secas desçam para o fundo de seu bolo, revestindo-os com uma leve camada de farinha antes de misturá-los na massa. A farinha absorve parte do óleo da superfície e da água que emana desses ingredientes durante o cozimento, reduzindo sua tendência a afundar.
Não Jogue Fora Suas Bananas Marrons
Retire a casca e jogue as bananas maduras em um saco hermético grande. Congele até que você tenha o suficiente para fazer um pão de banana, muffins de banana ou um smoothie de frutas. Uma vez que as bananas já estão descascadas, você pode facilmente medir exatamente o quanto você precisa e simplesmente deixar o resto no freezer para a próxima vez.
Faça Biscoitos E Muffins De Aveia Mais Saborosos
Adicione um sabor diferente aos seus biscoitos de aveia e muffins, assando farinha de aveia em uma panela rasa por cerca de dez minutos antes de adicioná-lo à mistura. Certifique-se de que não fique muito marrom ou que tenha um sabor amargo.
E aí? Você já conhecia estas dicas de culinária para confeiteiras? Tenho certeza que você tem algum segredinho que não está nesta lista… Que tal compartilhar nos comentários? Depois posso reunir as dicas e incluir aqui no blog como outro artigo de dicas de culinária para confeiteiras, que acha?
Já baixou GRÁTIS o e-book com 7 passos para ser uma Mamãe Confeiteira? Olha o link: JeanneNovais.com.br/7-passos