Grandes Confeiteiros Da História

Grandes Confeiteiros da História

Confeitaria é uma arte e tanto. Imagina como o mundo seria mais triste sem lindos e deliciosos doces que deixam a vida muito mais alegre e divertida. É muito difícil encontrar alguém que não goste de um docinho, ainda mais quando se tratam daqueles lindos doces expostos na vitrine de renomadas confeitarias e padarias.

 

Mas ao longo da história existiram diversas pessoas que tornaram isso tudo que conhecemos uma realidade. Nesse post vamos falar mais sobre esses ilustres confeiteiros e suas invenções geniais que mudaram a história dessa ciência exata que é a confeitaria e mudou os conceitos de sobremesa. Vamos conhecer alguns dos grandes confeiteiros da história?

 

Glovan Battista Cabona (Giobatta Cabona, Datas desconhecidas)

 

Por volta dos anos 1700 esse grande confeiteiro mudou a história dessa arte e de como fazer bolos, até então os bolos pareciam mais pães e eram massudos, mas esse confeiteiro mudou tudo ao criar a primeira versão do nosso conhecido pão-de-ló, um bolo fofo e aerado muito mais prazeroso de ser degustado.

 

Em sua primeira receita Cabona criou um bolo leve, muito diferente do que era servido na época, elaborado a partir de ovos, açúcar, farinha de trigo, mas sem fermento ou xarope.

 

Popellini (Datas desconhecidas)

 

Muitos estudiosos garantem que esse confeiteiro criou uma das mais populares sobremesas no mundo por volta de 1540. Popellini era chef de Catherine de Médici, e teve a ideia de rechear a massa choux com o creme de confeiteiro. Ainda há alguns que afirmam que ele não só recheou como também inventou a massa choux.

 

A massa choux possui esse nome por causa de sua forma arredondada que lembra um repolho, choux em Francês. Essa iguaria é conhecida por muitos no Brasil como carolina e na França, seu país de origem, é conhecida como profiterole.

 

Nicolas Stohrer (Datas desconhecidas)

 

Nicolas era confeiteiro na corte real francesa do rei Luis XV, seus serviços eram prestados exclusivamente para a esposa do rei, Marie Leszczyńska. O grande feito do confeiteiro foi ter criado o doce Rum Babá.

 

Esse é um doce composto por um pão de polvilho seco com vinho Málaga e aromatizado com açafrão tudo isso servido com um creme com passas e uvas frescas.

 

François Vatel (1631 – 1671)

 

Esse é um chef de origem suíça, seu nome originalmente era Fritz-Karl Watel e foi traduzido para o francês após sua morte. Ele iniciou seus estudos na confeitaria muito cedo aos 15 anos e logo foi contratado pela cozinha de um dos homens mais ricos na época.

 

Sua grande ambição era provar para o rei Luis XV que era o melhor mestre cozinheiro na época. Ele teve chances para isso, mas devido a algumas confusões e uma alegação de conspiração acabou se exilando na Inglaterra. Ele volta mais tarde para a França e trabalha para o Grande Conde no Chateau de Chantilly, e lá cria seu creme que tem o mesmo nome do local: o creme chantilly.

 

Marie-Antoine Carême (1783 – 1833)

 

Este é conhecido por ser não só um dos maiores confeiteiros da história como também como um dos maiores chefs de todos os tempos. Ele foi responsável pelas cozinhas de diversos monarcas e é conhecido como “o chef dos reis e o rei dos chefs”.

 

Suas primeiras empreitadas foram justamente com sabores doces da confeitaria, mas ele acabou se enveredando por todos os lados da cozinha e se tornou o grande criador do que conhecemos como alta gastronomia.

 

E você? Conhece mais algum chef que fez história? Compartilhe conosco!

 

Não se esqueça de curtir minha fan page no Facebook!

5/5 - (1 vote)

Deixe seu comentário!