Jeanne Novais

A História Da Baunilha – Tudo Sobre Baunilha

Tudo Sobre Baunilha - A História da Baunilha

A baunilha é um ingrediente muito presente no dia a dia das pessoas. Se trata de uma especiaria que é obtida a partir de um tipo de planta da família das orquídeas, a Vanilla. Mas, nem sempre existiu baunilha para ser usada. Você conhece a história da baunilha? Não? Então veio ao lugar certo para descobrir!

 

Que tal saber um pouco mais sobre como essa especiaria se tornou tão comum em nosso cotidiano? É sobre isso que vamos falar aqui, então não perca mais tempo e confira!

 

História Da Baunilha

 

As pessoas contam uma história que diz que a baunilha fez sucesso devido a um imperador asteca. Foi servido a ele uma bebida que era feita de cacau e continha também baunilha. A lenda diz que nessa bebida, ele misturou um afrodisíaco antes de visitar as suas esposas, mas que todos ficaram intrigados com o cheiro doce e suave que vinha de sua taça.

 

Algum tempo depois, navegadores espanhóis descobriram que aquele cheiro doce era proveniente de vagens obtidas a partir de orquídeas. No entanto, elas precisavam ser curadas e desidratadas, e assim fizeram os espanhóis, apresentando a baunilha que conhecemos para toda a Europa já no século XVI.

 

Dessa forma, as pessoas foram se encantando cada vez mais pelo sabor e aroma que a baunilha proporciona, e assim começou seu sucesso.

 

Como A Baunilha É Obtida?

 

De acordo com uma das maiores pesquisadoras e conhecedoras de orquídeas do Brasil, para se obter a baunilha (ou vanilina como dizem os espanhóis) é preciso muito trabalho. Isso porque as orquídeas das quais a baunilha é proveniente precisam estar em um local úmido e muito iluminado.

 

Além disso, essas orquídeas precisam de bastante espaço para se manter saudáveis, já que são do tipo trepadeiras. E para obter a baunilha é preciso esperar vários meses! Depois disso, secá-las ao sol e colocá-las na sombra para curar.

 

Depois de curadas, chega o momento da seleção, que vai definir quais estão boas para consumo e quais não estão.

 

 

Quanto Custa A Baunilha?

 

A baunilha é uma das especiarias mais caras vendidas aqui no Brasil. Uma única fava pode custar até quinze reais. A única especiaria mais cara que essa é o açafrão em sua forma mais pura.

 

No entanto, mesmo sendo cara, essa especiaria é onipresente nos restaurantes luxuosos do país, e ganha outras formas como o extrato, por exemplo, também muito comum na casa das pessoas, utilizadas em receitas doces e até mesmo salgadas.

 

A baunilha está presente no pudim, nos biscoitos, bolos, sorvete, geleias, nas panquecas e em muitos outros deliciosos pratos. Em alguns casos, ela pode ser incorporada em alguma receita até mesmo só para garantir que o cheiro do ovo não sobressaia ao restante dos ingredientes, mas quase sempre, o sabor dessa especiaria é proposital.

 

Bom, agora você já pode dizer que conhece a história da baunilha, como ela é obtida, seu preço e alguns alimentos nos quais ela está presente. Interessante, não é? Que tal utilizá-la na próxima vez que resolver se aventurar na cozinha? Experimente!

 

Já baixou GRÁTIS o e-book com 7 passos para ser uma Mamãe Confeiteira?

5/5 - (1 vote)
Sair da versão mobile