Jeanne Novais

Cumaru, A Baunilha Brasileira – Tudo Sobre Baunilha

Cumaru a Baunilha Brasileira

Os principais países produtores de baunilha são a Indonésia e Madagascar, apesar da baunilha ter origem mexicana. Você já ouviu falar do Cumaru, a baunilha brasileira? Também temos as baunilhas do cerrado brasileiro.

 

O Cumaru, apesar de ganhar esse nome, não faz parte do mesmo grupo de plantas. Ficou confusa? Vamos explicar a seguir. O Cumaru é uma semente que tem origem na Amazônia, e ele não traz o aroma típico da baunilha.

 

Entretanto o Cumaru tem presente a cumarina, uma substância presente na baunilha, com isso ele ganha um sabor particular. O Cumaru feito no Brasil era exportado, só que daí vimos a importância do produto.

 

Ao chamarmos o Cumaru de baunilha brasileira, isso faz com que tenhamos um duplo problema. O primeiro é não dar valor às verdadeiras baunilhas brasileiras. O outro é que utilizamos um termo estrangeiro para entender um ingrediente típico do Brasil.

 

A primeira baunilha típica do Brasil é a baunilha do cerrado, ou simplesmente Baunilha Banana. Ela está presente na região de Goiás, é usada com planta medicinal, e já é uma tradição goiana.

 

 

Quando utilizada como planta medicinal, ela está presente em chás e xaropes contra tosses e pneumonias. É por esse motivo que a maioria da população cuida ou cultiva em suas casas.

 

Com a grande procura, é sendo difícil de encontrar a planta. A baunilha do cerrado também é usada em pessoas que praticam o candomblé. Ela tem esse nome por causa do formato, e é mais grossa que o da fava tradicional.

 

Quando nos aproximamos da região de Goiás, encontramos muita variedade nas áreas mais especificas perto das matas. Próximo ao Distrito Federal e em Minas Gerais, também conseguimos ver a baunilha do cerrado.

 

O seu cultivo é bem difícil, por causa da dificuldade de fazer a polinização. Os cultivadores brasileiros conseguem fazer o processo de modo manual, em uma flor de cada vez.

 

O fruto é comercializado apenas entre os meses de março até maio. Nos outros meses do ano, ele é encontrado apenas em modo de conserva. O custo de venda é bem caro, um quilo pode chegar ao preço de R$500, e infelizmente o produto é pouco conhecido.

 

No Brasil, temos um projeto que viabiliza a produção de Baunilhas do Cerrado em comunidades locais. O projeto quer mapear e dar nome para todas as espécies.

 

Porque O Cumaru É Importante

 

Por sua vez, o Cumaru, como é popularmente conhecido, é importante para preservar a Amazônia. Já que a planta é derivada da região, a exploração dela só faz piorar o desmatamento, que infelizmente é grande na nossa floresta.

 

O único bioma exclusivo do Brasil é a Caatinga, e é mal protegido, já que a exploração afeta mais de 45% do território, e assim muitas espécies vegetais, como por exemplo o Cumaru, são prejudicadas.

 

A planta é representativa de grande potencial de exploração e de vegetação única e nativa do clima semiárido, e de grande importância para o Brasil, se apresentando como uma alternativa de sabor com cultivo menos complexo do que a baunilha tradicional.

 

Se cadastre na lista VIP da Jeanne Novais para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.

 

5/5 - (1 vote)
Sair da versão mobile