Jeanne Novais

Profiterole (Carolina) – Principais Doces Da França

Profiterole - Principais Doces da França

O profiterole é uma comida que realmente está dentro da tradição na França, não é mesmo? Mas de onde será que surgiu a ideia para a criança desse doce que realmente faz a cabeça de milhares de pessoas?

 

A história do profiterole

 

Toda a história que envolve a criação do profiterole realmente é cheia de mitos e não tem exatamente muita precisão em todos os fatos apresentados. Isso porque alguns estudiosos garantem que foi Popelini, chef de Catherine de Médice, quem resolver rechear a massa choux com creme de confeiteiro, lá no ano de 1540.

 

Mas existem pessoas que dizem que Popeline não apenas recheou mais também inventou o doce com as próprias mãos. Esse nome, também tem um grande significado, isso porque o choux, como também recebe o nome é para falar de seu formato arredondado, que pode até lembrar um repolho.

 

Mas a realidade sobre essa receita é que como é uma massa bem simples, é possível que ela foi criada em diversos países em épocas diferentes e por vários cozinheiros ao longo desse tempo, por isso não tem tanta precisão.

 

Profiterole no Brasil

 

No Brasil a receita é conhecida como Carolina, uma receita que acabou virando bem tradicional no país e hoje é encontrado em diversas padarias espalhadas pelo país, um grande sucesso entre todas as nossas delicias.

 

O chamado profiterole é um dos doces mais tradicionais na França e acabou sendo uma releitura do chamado eclair ou como é conhecida no Brasil, a famosa bomba de chocolate. Isso porque na verdade a massa é bem parecida, mas o que muda é o recheio.

 

Ela passou a ser chamada de Carolina em homenagem a Karóly Ferencsarosz, um homem que viveu no século XVIII e vendia suas criações em Viena.  A diferenciação do doce da chamada bomba de chocolate acontece devido a seu tamanho que é menor que a outra.

 

Apesar de ter Carolinas de chocolate, a mais tradicional vem com doce de leite, o que faz com que o sabe fique bem diferente e igualmente delicioso. Ela é realmente muito queria e é ideal para diversas ocasiões.

 

Desde para tomar um café com amigos e familiares, comprar apenas para comer com a família, colocar em uma mesa de doces em alguma festa, tudo acaba sendo válido, com o doce combinando para diversos momentos.

 

E mais uma delícia que veio da França que entrou com força total dentro da cultura brasileira, fazendo uma parte muito importante, já que já está completamente integrada na mesa de muitas pessoas.

 

Tudo mostra o quanto os doces franceses podem trazer diversas qualidades para dentro de um país, além de deliciosos eles possuem uma grande variedade de sabores, o que faz com que seja possível experimentar coisas muito diferentes.

 

Por isso é tão importante só ir agregando a cultura de outros países e também passar um pouco das delicias brasileiras para eles, assim todos conseguem provar receitas que realmente fazem a diferença na mesa de todos.

 

Se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.

5/5 - (1 vote)
Sair da versão mobile