Já ouvir falar em madeleine? É um doce maravilhoso tradicional, principalmente na França, que é um pequeno bolo em formato de concha, que é feito com ovos e raspas de limão e foi eternizado pelo autor Proust, em seu livro Em Busca do tempo perdido. E qual será que é a história por trás desse doce?
O surgimento do doce madeleine
O madeleine veio originalmente da cidade de Commercy e apareceu pela primeira vez na mesa do duque de Lorreine, lá no final do século XVIII. Depois de perder seu reino da Polônia, Stanislas Leszcynski, sogro de Louis XV, recebe o Ducado de Lorraine.
De acordo com historiadores ele era humanista, filantropo e filósofo e mantinha uma vida cheia de luxos. De acordo com a lenda, ele foi convidado para um jantar de honra o escritor Voltaire.
Muitos na cidade não gostavam nada de Voltaire, inclusive o mordomo e o padeiro do Duque, que se recusaram a o servir. Para salvar o jantar do fiasco total Madeleine, uma empregada da casa, improvisou uma receita de bolo ensinado por sua avó.
Todo mundo apreciou a delícia, ela então enviou um pacote de madeleine para sua filha. A encomenda realmente pipocou em Versalhes e com pouco tempo todo mundo queria comer o gosto bolo.
Outra versão desse doce é que na verdade ele foi feito no século XVIII por freiras do convento, dedicado à Maria Madalena, elas vendiam esses bolinhos para conseguir ter dinheiro suficiente para manter o convento e também as creches que elas ajudavam a sustentar.
Acontece que, durante a Revolução Francesa, os conventos acabaram sendo abolidos da França, o que fez com que as freiras tivessem que vender essa receita do bolinho famoso para os confeiteiros da região.
Esses começaram a produzir o doce e então o nomearam de Madeleine, justamente para fazer uma homenagem ao convento. A fama ficou tão grande que no ano de 1852, quando foi inaugurada a linha de trem Paris- Strasbourg a prefeitura autorizou a venda de madeleines na plataforma da estação.
Todos os viajantes retornavam com um pacote nas mãos. Depois da Segunda Guerra Mundial, o doce se tornou um produto muito comum do consumidor, sendo produzido em larga escala pelas fábricas de toda a França.
Seja qual for à versão verdadeira, o fato é que o bolo realmente se tornou um grande sucesso e foi comprado por diversos franceses que queriam experimentar o docinho em formado de concha que todo mundo estava falando.
O doce acabou se tornando um dos mais tradicionais dentro do país e levando sua fama para o mundo inteiro que queria muito provar essa delicia e saber como era o sabor de um alimento que é tão querido por muitos franceses.
A receita também é bem conhecida pelas cozinhas brasileiras, principalmente em alguns cafés, já que reúne toda a facilidade de um bolo tradicional, mas com um charme especial, já que ele acaba ficando com formato de concha, uma verdadeira novidade.
Se cadastre na lista VIP da Mamãe Confeiteira para ser avisada quando os próximos artigos da série forem publicados.